segunda-feira, 22 de junho de 2009

UML - O que é isso?

Vou tentar explicar um pouco sobre isso, pois to no final da faculdade e sou um zé ninguém ainda, mas acho que posso dar uma ajuda no que diz respeito a projeto final e idéias de Orientação a Objeto e principalmente UML, no qual tive que fazer 2 matérias na faculdade com o mesmo conteúdo, ou 90% parecido.

O que é UML?

A tradução da sigla podemos dizer que é Linguagem de Modelagem Unificada, ou seja, é um tipo de linguagens que deve se manter padrão e compreensivel em qualquer nível de um empresa ou departamento. De forma mais simples a UML é uma forma de documentar um projeto de forma que qualquer pessoa possa entender e influennciar na realização do projeto.


Como e pra que usar?
Vejamos por exemplo, um empresa irá desenvolver um sistema de computador que realize os cálculos do setor financeiro, porém não pode-se deixar que a equipe de desenvolvimento faça por si própria o que bem achar melhor, é necessário que toda a empresa ou os setores envolvidos estejam dentro do desenvolvimento, sendo assim, a equipe de devenvolvilmento não pode usar termos de informática ou mostrar somente códigos para os superiores, para isso foi criado a UML, que se utiliza de diversos padrões de forma a estar num intermediário entre o código feito (como java, ruby, php,...) e a gestão da empresa.
Por meio da UML, que se encontra atualmente na versão 2.0, criamos diversos diagramas que irão representar cada processo sendo realizado e como é realizado dentro do desenvolvimento de determinado projeto. Muitas empresas preferem não adotar o uso da UML, pois inicialmente, o tempo e trabalho tipo para desenvolver a documentaçao é muito alto, porém quando se realiza um manutenção futuramente, elas não pensando que será MUITO mais rápido.
Não quero dizer se um empresa deve ou não usar UML, o importante é que seja entendido o que ela é como usar, em futuros posts irei falar os diagramas que seriam os mais importantes e como usa-los. Na versão atual da UML (2.0) existem 13 diagramas, a maioria é uma semelhança do outro, mudando, somente alguns detalhes. Os diagramas mais importantes que pelo menos eu tenho usado, são os Diagramas de Caso de Uso, Diagramas de Classes, Diagramas de Sequencia, Diagramas de Atividades e Diagramas de Tempo.
Ao criamos um projeto iremos primeiro analisar o mini-mundo do projeto, da empresa, da condições e avaliar de uma forma que pode ser passada em um texto ou gráficos ou tabelas, indico os texto pois pode ser mais fácil a ediçao, mas os outros são bons.

Depois de feito a analise das condições é criado o Diagrama  de Casos de Uso, após isso o Diagrama de Classe que irá se basear no de Casos de Uso, após criado esses 2 diagramas todos os outros diagramas podem ser criados.

Caso eu não tenha sido claro, postem seus comentários.
Até o próximo post.
Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar motiva novos posts, assim como posts até mesmo melhores.