terça-feira, 23 de junho de 2009

Ruby - Inicio

Para não precisar criar um texto longo, achei um texto que dá uma boa explicação sobre o que vem a ser o Ruby e um pouco de sua história.
Ruby é uma linguagem de script criada em 1994 por Yukihiro Matsumoto (Matz). Ela foi grandemente inspirada em Python e Perl (daí o nome “Ruby”, outra pedra preciosa). Matz queria uma linguagem mais poderosa que Perl e mais orientada a objeto que Python.
Ruby foi desenvolvida com o “princípio da menor surpresa” em mente. O objetivo era fazer uma linguagem expressiva que ajudasse o programador a fazer o que pensa ao invés de “entrar no caminho”.
A linguagem é 100% orientado a objeto e dinamicamente tipada. Isto é, diferente de Java e C++, o tipo do objeto só é conhecido em runtime.
Como linguagem orientada a objetos, ela implementa algumas funcionalidades muito interessantes, como:
  • Mixins, para lidar com o problema de herança múltipla.
  • Closures ou Blocos de Código, que permitem que código seja passado como parâmetro. Muito útil ao se lidar com coleções.
  • Continuations, uma espécie de “save game” para código. Permite que vc interrompa o código em um ponto e continue sua execução em outro lugar.
  • Bindings, que permite que o contexto (variáveis, objetos) seja passado para outro ponto do código. É utilizado no “eval” e no mecanismo de template do Ruby, o ERB.
Fontes: http://rubyonbr.org/articles/2006/08/24/o-que-ruby/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar motiva novos posts, assim como posts até mesmo melhores.