sábado, 3 de janeiro de 2009

Como compartilhar pasta do Linux para o Windows

Há algum tempo venho passando por uma dificuldade que estava começando a ficar meio chata que era o fato de não conseguir compartilhar minha partição windows, dentro do linux que uso(Debian) para a rede que montei aqui em casa, e toda vez que o computador com Windows tentava acessar qualquer coisa no meu linux, dava erro, dai eu procurei e li muito na net, ja sabemdo que a solução seria algo com o Samba, depois de uma semana, na procura, acabei de achar, no forum do ubuntu. E agradecço ao tworayser que postou a solução, a seguir:

Como fazer?

Você precisa primeiro definir as permissões de acesso a pasta compartilhada no linux. Infelizmente não e tao simples assim compartilhou acessou. Existem parâmetros a você adicionar no seu SMB.conf. Que se encontra em ETC --> SAMBA.

Por exemplo:
[pasta linux]

path = /home/usuario1 ### caminho do compartilhamento.

read only = no  ###  yes habilita o compartilhamento como somente de leitura.

writeable = yes ### se habilitado, aceita o compartilhamento como leitura e escrita.
guest ok = yes  ### deixe como NO, afim de que possamos criar os users para acesso, caso contrário, todos terão acesso.

valid users = usuario1 ### esta é a opção que lista os usuários que seram permitidos o acesso aos compartilhamentos, desde quando logado nos serviços de rede SAMBA. Poderia ser definido o acesso somente a um grupo, colocando o símbolo "@" na frente do nome, EX:. Valid users = @users.

browseable = yes ### define que o compartilhamento será visto no ambiente de rede, as vezes em algumas versões antigas do win95, isso não aconteça, devendo-se usar a sintaxe: MICROTESTE$.

available = yes ### disponibilidade do compartilhamento, por padrão: yes.
---------------- continuando ------------------
definido as permissões, vc precisa adicionar um usuario ao samba , via terminal.

adduser usuario1     # adiciona um usuario
smbpasswd -a usuario1 # define a senha de acesso pra ele no samba

----------------USANDO SWAT ----------------------
ACESSANDO COMPARTILHAMENTOS DO WINDOWS P/ LINUX:
Primeiro vamos definir a pasta a compartilhar, que no nosso caso será /home/usuário1. Pelo SWAT - SEÇÃO SHARES - no campo CREATE SHARE digita o nome: usuario1 - clica em create share. Se você quiser criar outra pasta EX:.#mkdir /exemplochamada exemplo, para que só o usuario1 acesse, não esqueça de definir a opção valid users = usuario1 ou se for grupo, valid users = @users, para então registrar o acesso do usuário à pasta e depois salve o arquivo. Agora é só testar logando em uma máquina WIN com o nome do usuario1 e senha.
Se por um acaso você quiser muda-lo para outro grupo na criação de uma pasta (o root é o proprietário padrão na criação) use o comando chown usuario1.grupo /MinhaPasta -R, senão pode dar algum problema quando você estiver acessando de uma máquina WIN. Use também o comando chmod para dar permissão total a pasta, EX: chmod 777 -R /exemplo ou restrita a somente de leitura, dependendo da situação. Lembrando que a opção -R é para que as mudanças sejam feitas também nas pastas filhas recursivamente.

Fonte: http://ubuntuforum-pt.org...

Espero que isso ajude a quem precisar.
abraços.

Um comentário:

Comentar motiva novos posts, assim como posts até mesmo melhores.