domingo, 4 de janeiro de 2009

Comando para Desligar o Windows por linha de comando

Para usuários linux é comum dar um 'shutdown -h now' no terminal e pronto fim de história, e para quem sempre achou que isso não existisse para Windows, se enganou, pois apesar de fechado o Windows possui algumas coisas como o comando 'shutdown', assim como no linux, porém não tive a oportunidade de testar no Windows Vista. Este comando pode ser útil para quem deixa o Windows fazendo download nas madrugadas e quer programar para que desligue sozinho. Então, vamos lá.

Sobre o 'shutdown'

Rebootar  - Deligar - BotaoPossibilita desligar seu computador com Windows por meio de uma linha de comando, podendo adicionar uma performance adicional a suas aplicações.

Sintaxe

Uso: shutdown [-i | -l | -s | -r | -a] [-f] [-m \\nome-do-computador] [-t xx] [-c "comment"] [-d up:xx:yy]

-i Mostra uma janela de interface, deve ser a primeira opção
-l Log off (não pode ser usado com a opção -m)
-s Desliga o computador
-r Desliga e Reinicia o computador
-a Aborta o desligar do sistema
-m \\nome-do-computador
Desliga/Reinicia/Abort o computador remoto
-t xx Define tempo para desligar onde xx são os segundos
-c "comentário"Comentário para desligar (máx de 127 caracteres)
-f Força o fechamento de aplicações sem aviso
-d [u] [p]:xx:yy Definir hora para desligar
u é o codigo do usuario
p é o plano de desligamento
xx é o maior número (inteiro positivo < 256)
yy é o menor número (inteiro positivo < 65536)


Exemplos

shutdown -r -c "Reiniciando para completar atualizações."

Este código mostrará uma Janela do Sistema para Desligar em 20 segundos(padrão), avisa o usuário que o computador vai desligar e será reiniciado.

shutdown -i

Executa a partir da linha de comando e vai abrir uma janela de dialogo para desligar o computador remotamente. Veja maiores informações sobre em CH001052.

Informações Adicionais

* Se você está usando o Windows 95, 98, NT ou 2000 e/ou deseja encontrar outros métodos de reiniciar ou desligar seu computador por meio de um prompt, veja mais em
CH000321.


* Para maiores informações sobre como desligar o pc remotamente no windows, seja mais em CH001052.
* Para quem é programador C pode está vendo mais em www.coders4fun...reboot-or-shutdown-a-pc

Fonte: http://www.xmission...shutdown.htm

5 comentários:

  1. Existe uma forma mais eficiente de usar comandos dos Linux dentro do windows. Fiz isso com o meu windows, apesar de usar mais o debian (dual boot na minha máquina): instalei o "Cygwin" e fiz do windows quase um linux e, além disso, a maioria dos programas q rodo do windows são livres (pidgin, firefox, nmap, xchat, openoffice, etc ...)

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Estou tentado criar um arquivo.bat com este codigo aqui ( shutdown -s -t %1 -c "Desligando" ). e quando quero reiniciar o pc vou na linha de comando e mando o texto sutdown.bat 30. O arquivo é executado porem ele fica mostrando em um loop todo o comando que esta digitado no arquivo e o pc nao é desligado ... tem ideia do que esta acontecendo ... estou no pc da empresa esta em rede e eu nao sou o adm. No mais fico agradecido pela diga.

    ResponderExcluir
  3. MArcelo eu to no trabalho agora e tentei esse comando e funcionou muito bem, ele esperou os 30 segundo direitinho e desligou o meu pc. Aqui usamos windows vista e saiu fechando tudo e funcionou.

    tente novamente e veja se nao digitou nada errado.

    caso nao consiga informe

    vlw

    ResponderExcluir
  4. Olá,fiz assim para reiniciar:
    shutdown -r -t 30 -c "O WINDOWS SERA REINICIADO EM 30 SEGUNDOS PARA CONFIGURAR O SISTEMA." , funcionou legal,me diga uma coisa,tem como personalizar essa caixa que aparece?

    ResponderExcluir
  5. infelizmente nao tem como personalizar essa tela nao, eh feita pelo proprio windows se quiseres ai tem que montar a sua usando alguma linguagem de progracao vlw

    ResponderExcluir

Comentar motiva novos posts, assim como posts até mesmo melhores.