quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mudanças - Novas Visões

É horrível, quando criamos um site, blog, programa, ou qualquer conteúdo, e depois que aprendemos como fazer aquilo melhor não consiguimos mais gostar do que já haviamos criado com muita paixão, mas vemos que o que criamos com muita paixão, já não é mais tão bom, e pode ficar melhor, e pra mim há meses, que meu blog está assim, e sei como melhorar isso.
Fiz analise de muitas variantes e o que me dá muitas visitas são meus bons posts com bons conteúdo, principalmente, os que ensinam como tutoriais, e dai ja pensei em colocar em um servidor pago, com minha própria url como http://www.mentedolulu.com, porém a URL que uso atualmente no blogspot é a que já está indexada nos sistemas de busca, e nisso ficaria com uma queda muito grande em meu blog.
Contudo, colocando em um novo servidor e claro usando Wordpress, eu poderia fazer muito mais e melhor principalmente o design, facilitando ainda mais mais a navegação, sem falar do aumento que eu faria ao carregar cada página e como estaria em um servidor meu, eu iria implementar AJAX, como muita alegria, para meus leitores não precisarem ficar carregando trilhoes e conteúdos sem falar de atualizações de página, acho isso chato nesse blog, fico mexendo no código de forma a melhorar cada vez mais o que posso.
De poucas em poucas modificações percebo que fica um pouco mais rápido, mas nao posso culpar os plugins do lado direito, pois sei que vai alem disso, lembro de ja ter mudado o design desse blog umas 3 vezes, e acho que logo virá a próxima, mas queria um jeito de salvar meus plugin(gadgets) no blogspot, que dai eu iria desenvolver um design mais moderno e simples.

Vou procurar sobre isso.

Vlw

terça-feira, 23 de junho de 2009

Ruby - Inicio

Para não precisar criar um texto longo, achei um texto que dá uma boa explicação sobre o que vem a ser o Ruby e um pouco de sua história.
Ruby é uma linguagem de script criada em 1994 por Yukihiro Matsumoto (Matz). Ela foi grandemente inspirada em Python e Perl (daí o nome “Ruby”, outra pedra preciosa). Matz queria uma linguagem mais poderosa que Perl e mais orientada a objeto que Python.
Ruby foi desenvolvida com o “princípio da menor surpresa” em mente. O objetivo era fazer uma linguagem expressiva que ajudasse o programador a fazer o que pensa ao invés de “entrar no caminho”.
A linguagem é 100% orientado a objeto e dinamicamente tipada. Isto é, diferente de Java e C++, o tipo do objeto só é conhecido em runtime.
Como linguagem orientada a objetos, ela implementa algumas funcionalidades muito interessantes, como:
  • Mixins, para lidar com o problema de herança múltipla.
  • Closures ou Blocos de Código, que permitem que código seja passado como parâmetro. Muito útil ao se lidar com coleções.
  • Continuations, uma espécie de “save game” para código. Permite que vc interrompa o código em um ponto e continue sua execução em outro lugar.
  • Bindings, que permite que o contexto (variáveis, objetos) seja passado para outro ponto do código. É utilizado no “eval” e no mecanismo de template do Ruby, o ERB.
Fontes: http://rubyonbr.org/articles/2006/08/24/o-que-ruby/

segunda-feira, 22 de junho de 2009

UML - O que é isso?

Vou tentar explicar um pouco sobre isso, pois to no final da faculdade e sou um zé ninguém ainda, mas acho que posso dar uma ajuda no que diz respeito a projeto final e idéias de Orientação a Objeto e principalmente UML, no qual tive que fazer 2 matérias na faculdade com o mesmo conteúdo, ou 90% parecido.

O que é UML?

A tradução da sigla podemos dizer que é Linguagem de Modelagem Unificada, ou seja, é um tipo de linguagens que deve se manter padrão e compreensivel em qualquer nível de um empresa ou departamento. De forma mais simples a UML é uma forma de documentar um projeto de forma que qualquer pessoa possa entender e influennciar na realização do projeto.


Como e pra que usar?
Vejamos por exemplo, um empresa irá desenvolver um sistema de computador que realize os cálculos do setor financeiro, porém não pode-se deixar que a equipe de desenvolvimento faça por si própria o que bem achar melhor, é necessário que toda a empresa ou os setores envolvidos estejam dentro do desenvolvimento, sendo assim, a equipe de devenvolvilmento não pode usar termos de informática ou mostrar somente códigos para os superiores, para isso foi criado a UML, que se utiliza de diversos padrões de forma a estar num intermediário entre o código feito (como java, ruby, php,...) e a gestão da empresa.
Por meio da UML, que se encontra atualmente na versão 2.0, criamos diversos diagramas que irão representar cada processo sendo realizado e como é realizado dentro do desenvolvimento de determinado projeto. Muitas empresas preferem não adotar o uso da UML, pois inicialmente, o tempo e trabalho tipo para desenvolver a documentaçao é muito alto, porém quando se realiza um manutenção futuramente, elas não pensando que será MUITO mais rápido.
Não quero dizer se um empresa deve ou não usar UML, o importante é que seja entendido o que ela é como usar, em futuros posts irei falar os diagramas que seriam os mais importantes e como usa-los. Na versão atual da UML (2.0) existem 13 diagramas, a maioria é uma semelhança do outro, mudando, somente alguns detalhes. Os diagramas mais importantes que pelo menos eu tenho usado, são os Diagramas de Caso de Uso, Diagramas de Classes, Diagramas de Sequencia, Diagramas de Atividades e Diagramas de Tempo.
Ao criamos um projeto iremos primeiro analisar o mini-mundo do projeto, da empresa, da condições e avaliar de uma forma que pode ser passada em um texto ou gráficos ou tabelas, indico os texto pois pode ser mais fácil a ediçao, mas os outros são bons.

Depois de feito a analise das condições é criado o Diagrama  de Casos de Uso, após isso o Diagrama de Classe que irá se basear no de Casos de Uso, após criado esses 2 diagramas todos os outros diagramas podem ser criados.

Caso eu não tenha sido claro, postem seus comentários.
Até o próximo post.
Abraços

domingo, 21 de junho de 2009

Estudando Ruby sem deixar o PHP

Semana passada voltei a estudar Ruby, com a finalidade de melhorar minha vida. Estou planejando trabalhar com Ruby on Rails e para Desktop usar o wxRuby que é uma biblioteca do wxWidgets para Ruby , ou seja, é uma forma de criar janelas que sejam padrões em todos os sistemas operacionais.
Com relação ao wxRuby, sei que alguns concordariam que devo usar GTK e blabla, mas penso que se fosse usar o GTK teria que usar o GLADE que no final das contas sai na mesma pra mim, porém os usuários de minha aplicação desktop não precisariam instalar o GTK em suas máquinas, ja que o wxWindows, é multiplataforma. Dai você vem e me diz que pra wxWidgets não tem um GLADE, dai falo que temos o wxFormBuilder, que cria as janelas pra mim como se fosse o Visual Studio da Microsoft, de forma simples e fácil.
Até indico o wxFormBuilder para programadores C/C++ pois ele já gera o código em C/C++ automaticamente, de forma simples e rápida, vale muito seu uso.
Apesar de querer ingressar em Ruby on Rails de forma mais profuda (com a ajuda de um livro de um amigo-vlw John) vou continuar programando em PHP, porém estudando para Rails, gosto muito de PHP, mas amo aprender algo novo, e muito mais ensinar.
Por isso aos poucos pretendo ensinar um pouco de ruby neste blog. E depois a minha entrada aos poucos no Rails e cada passo dado, mesmo já tendo estudado Rails anteriormente, porém não tao afundo quanto será desta vez.
Abraços