terça-feira, 6 de maio de 2008

Instalar Linux pelo Windows

INSTALAR LINUX PELO WINDOWS

Resumo: Procedimento na instalação de sistemas GNU/Linux através do Microsoft Windows.
Palavras-Chave: sistemas, grub, linux, windows, instalação

INTRODUÇÃO

Para alguns leitores instalar um sistema operacional (S.O.) é um pouco complicado, no entanto, hoje em dia, já se tem várias maneiras de fazer uma fácil instalação. Nesse artigo irei demonstrar alguns desses métodos, mas principalmente os que utilizam a plataforma, ou S.O., Microsoft Windows, como meio de instalação.

DESENVOLVIMENTO

Muitos usuários de, não chegam a realizar a instalação de um Sistema, pois ou já compram o computador (pc) já configurado, geralmente com sistemas Windows, ou alguém instala/configura para ele, porém já não mais complicado realizar a instalação de um sistema operacional, principalmente com os derivados do Unix, como o GNU/Linux.

Para realizar a instalação de um Sistema Operacional Linux, temos os seguintes meios:

  • CD/DVD Boot

É parecido com o sistema de instalação do Microsoft Windows, contudo há mais opções de edição de partição(ões) do HD, escolha do modo de instalação (modo gráfico ou modo texto), um dos pontos fracos é que como no sistema de instalação Windows pode confundir um pouco o usuário leigo.

  • Live CD

Método onde o sistema é iniciado pelo CD/DVD, possibilitando a futura instalação após iniciado. Uma das vantagens é que não se é necessário instalação para visualizar ou experimentar o Sistema Linux, bom para os usuários.

  • Grub4Dos

O Grub, sistema de gerenciamento de boot, ou seja, sistema que indica qual(ais) sistema(s) operacional(ais) instalados no PC e qual deve ser iniciado, a partir da escolha do usuário, criou um projeto no qual fosse possível iniciar um sistema DOS/Linux pelo gerenciador de boot do Windows, via MBR/CD. Projeto foi intitulado de Grub for Dos(Grub4Dos).

Aproveitando tal projeto, alguns S.O. Linux como o Debian e o Ubuntu, criaram projetos no qual fosse possível realizar a instalação de seus sistemas a partir do Windows, onde usariam o Grub4dos para gerenciar o carregamento dos sistemas e após dar procedimento à instalação. Tal realização foi boa para usuários do Microsoft Windows que tinham alguns receio de instalar outro sistema operacional.

    • Wubi

Foi desenvolvido para o sistema GNU/Linux Ubuntu, que é considerado o primeiro sistema linux a implementar tal método de instalação. O Wubi também encontra-se disponível nos Live CD/DVD distribuídos pela empresa(Canonical, desenvolvedora do Ubuntu). Uma das vantagens do Wubi no Live CD/DVD é o fato de não ser necessário realizar o download de todo conteúdo à ser instalado. Simplificadamente, a instalação pelo sistema Windows procede da seguinte forma:

o Live CD/DVD, iniciado no Windows, executa o Wubi ou após baixar o usuário executa o Wubi, que copia/baixa todos os arquivos, necessários para a instalação, para computador e no gerenciador de boot no Windows é criado uma linha para dar inicio à instalação do Ubuntu após o boot.

Figura 1.1 - Menu de configurações do Wubi

Figura 1.2 - Wubi pronto para reiniciar e continuar a instalação

Nota: O Ubuntu é um sistema Linux baseado no Debian.

    • Good Bye, Microsoft

Debian, Sistema Linux, seguindo o exemplo do Ubuntu desenvolveu um projeto, nomeado de "Good Bye, Microsoft"(Adeus, Microsoft) também chamado de Win32-Loader, baseado no Grub4Dos. É bem simples, assim como o Wubi, onde o usuário baixa o executável Windows (por isso Win32), que após iniciado baixa os arquivos necessários para dar procedimento à instalação e cria uma linha no gerenciador de boot do Windows para iniciar a instalação do Debian.

Figura 2.1 - Menu para escolha de forma de Instalação(Gráfico ou Texto)

Figura 2.2 - Baixando os arquivos pra instalação

Figura 2.3 - Gerenciador de Boot do Windows após reiniciar, para continuar a instalação

Em todas as formas de instalação é necessário que o usuário tenha conhecimento, mesmo que básico, sobre particionamento de HD, apesar de os sistemas GNU/Linux particionarem automaticamente, o usuário pode, acidentalmente, excluir a partição onde se encontra o sistema windows, e todos os dados salvos serão perdidos.

CONCLUSÃO

Pode-se concluir, então, que não precisamos ficar "presos" à um sistema, seja ele qual for e nem à alguém que realize instalações ou configurações, principalmente, em sistemas GNU/Linux.


REFERÊNCIAS

  • Gulp. Wubi - Instalando Ubuntu. 2007. Disponível em: <http://gulp.com.br/linux/wubi-instalando-ubuntu>.

  • http://goodbye-microsoft.com

  • http://wubi.sourceforge.net

  • http://wubi-installer.org

  • http://www.grub.org


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar motiva novos posts, assim como posts até mesmo melhores.