sexta-feira, 16 de maio de 2008

Tempo de pensar e de refletir - Leitura

Estou em um momento de transição em minha vida e mudar algumas coisas será importante, estou definindo os projetos prioritários na minha vida, por isso ainda não estou fazendo posts continuos, mas quero ter um só blog e mandar ver, quero ganhar dinheiro on-line, e continuar a trabalhar com programação, quero terminar meus estudos com Ruby e principalmente minha faculdade.

Se possivel quero trabalhar em casa mesmo que seja bastante, mas quero ter a paz e meu proprio pc ou laptop, quero pode ajudar aos meus amigos, quero não ser tao egoísta, quero ficar sem me preocupar com dinheiro e viver feliz mesmo com o pouco, mas Deus sempre me da o necessário, espero aprender a crescer com o pouco, sei que quero muita coisa, tenho fé de que algumas vou alcançar, por isso peço sua paciência, mesmo eu não postando sempre continuo recebendo visitas, tenho tido problemas pequenos com outros servers, e espero estar definindo tudo e me organizando melhor na internet, pois a vida que criei na net é meio confusa e as vezes não sei o que fazer de tão simples que consigo deixar as coisas, esse é meu blog, se você gosta que bom, fico feliz por ajudar alguém e quero ajudar mais, porém se não gosta não me incomode e ficamos bem, blog no inicio era algo pessoal e pra mim ainda é e por isso falo o que quero aqui e lê quem quer.

Tenha uma ótima semana e um belo fim de semana.

domingo, 11 de maio de 2008

Mais um linux ou inovar?

Na Segunda-feira(14), eu conversava com um amigo meu, e falava sobre o quanto tenho visto o surgimento de sistemas linux, apesar de se difícil ver o avanço de tais sistemas, um vantagem do mundo linux é esse você pode criar seu sistema operacional e mandar ver nisso e divulgar e até possivelmente criar uma empresa baseada nisso, onde pode obter lucro de doações ou fechar o código, como feito pela RedRat, porém são tantos sistemas surgindo de grandes empresas, ai me pergunto que motivo me levaria a usar esse linux criado por um cara que possivelmente nunca ouvi falar? Não achei uma resposta.

Bem, pensei sobre o que seria da vida desses caras, pois como podem ficar dias, meses ou até mesmo anos desenvolvendo um sistema e depois, blublublublu e ferrou, não tem mais como seguir adiante, no entanto penso bem e vejo que o cara que fez aquele sistema deve ser contratado por uma grande empresa ou até mesmo média, que use linux, pois esse cara estudou e praticou tanto que ao chegar numa empresa não terá tanta dificuldade como muitos contratos por empresas.

Porém eu queria mesmo é fazer um protesto contra esse inúmeros sistemas que vem e vão, porém não quero gritaria ou listinha de internet eu só queria fazer algo bem contrário à um S.O. que se possível fosse revolucionário, contudo ainda não sei bem o que fazer. Não estou dizendo que um S.O. Linux não possa mais ser feito, e quem sou eu pra dizer isso? Só quero mostrar outro lado da moeda, que talvez fosse melhor fazer uma programa super bom para grande, médias e pequenas empresas.

Beijos nas DBA,
Abraços nos Analistas.

sábado, 10 de maio de 2008

Beowulf, Tron, Blade Runner - Cyberpunk

Para quem gosta de filmes que não são tao atuais, temos vários filmes que circulam na net, e um dos filmes é Beowulf - O Guerreiro das Sombra, no qual foi baseado na mesma história que foi baseado o A Lenda de Beowulf, porém para quem gosta de ação e até um suspense de leve, esse filme é muito bom.

Para minha felicidade navegando na net, eu achei esse filme, num site que sempre que quero filmes mais antigos ou clássicos eu procuro logo lá, e procurando lá achei o Beowulf - O Guerreiro das Sombras, assim como também achei o Tron - Uma Odisséia Eletrônica, ambos os filmes estão legendados, porém vale a pena ver pelo menos o Beowulf, pois o Tron eu ainda não assisti, mas algumas pessoas já me indicaram, porém é um tipo de filme, mas pra quem curte cyberpunk, e gostou de filmes como Blade Runner e Laranja Mecânica.

Essas são as indicações do dia, logo vou postar ainda mais filmes, que espero ajudar a quem procura por esses filmes, assim como guardar de onde peguei os links.

Beijos nas internautas
Abraços nos cinéfilos.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Instalar Linux pelo Windows

INSTALAR LINUX PELO WINDOWS

Resumo: Procedimento na instalação de sistemas GNU/Linux através do Microsoft Windows.
Palavras-Chave: sistemas, grub, linux, windows, instalação

INTRODUÇÃO

Para alguns leitores instalar um sistema operacional (S.O.) é um pouco complicado, no entanto, hoje em dia, já se tem várias maneiras de fazer uma fácil instalação. Nesse artigo irei demonstrar alguns desses métodos, mas principalmente os que utilizam a plataforma, ou S.O., Microsoft Windows, como meio de instalação.

DESENVOLVIMENTO

Muitos usuários de, não chegam a realizar a instalação de um Sistema, pois ou já compram o computador (pc) já configurado, geralmente com sistemas Windows, ou alguém instala/configura para ele, porém já não mais complicado realizar a instalação de um sistema operacional, principalmente com os derivados do Unix, como o GNU/Linux.

Para realizar a instalação de um Sistema Operacional Linux, temos os seguintes meios:

  • CD/DVD Boot

É parecido com o sistema de instalação do Microsoft Windows, contudo há mais opções de edição de partição(ões) do HD, escolha do modo de instalação (modo gráfico ou modo texto), um dos pontos fracos é que como no sistema de instalação Windows pode confundir um pouco o usuário leigo.

  • Live CD

Método onde o sistema é iniciado pelo CD/DVD, possibilitando a futura instalação após iniciado. Uma das vantagens é que não se é necessário instalação para visualizar ou experimentar o Sistema Linux, bom para os usuários.

  • Grub4Dos

O Grub, sistema de gerenciamento de boot, ou seja, sistema que indica qual(ais) sistema(s) operacional(ais) instalados no PC e qual deve ser iniciado, a partir da escolha do usuário, criou um projeto no qual fosse possível iniciar um sistema DOS/Linux pelo gerenciador de boot do Windows, via MBR/CD. Projeto foi intitulado de Grub for Dos(Grub4Dos).

Aproveitando tal projeto, alguns S.O. Linux como o Debian e o Ubuntu, criaram projetos no qual fosse possível realizar a instalação de seus sistemas a partir do Windows, onde usariam o Grub4dos para gerenciar o carregamento dos sistemas e após dar procedimento à instalação. Tal realização foi boa para usuários do Microsoft Windows que tinham alguns receio de instalar outro sistema operacional.

    • Wubi

Foi desenvolvido para o sistema GNU/Linux Ubuntu, que é considerado o primeiro sistema linux a implementar tal método de instalação. O Wubi também encontra-se disponível nos Live CD/DVD distribuídos pela empresa(Canonical, desenvolvedora do Ubuntu). Uma das vantagens do Wubi no Live CD/DVD é o fato de não ser necessário realizar o download de todo conteúdo à ser instalado. Simplificadamente, a instalação pelo sistema Windows procede da seguinte forma:

o Live CD/DVD, iniciado no Windows, executa o Wubi ou após baixar o usuário executa o Wubi, que copia/baixa todos os arquivos, necessários para a instalação, para computador e no gerenciador de boot no Windows é criado uma linha para dar inicio à instalação do Ubuntu após o boot.

Figura 1.1 - Menu de configurações do Wubi

Figura 1.2 - Wubi pronto para reiniciar e continuar a instalação

Nota: O Ubuntu é um sistema Linux baseado no Debian.

    • Good Bye, Microsoft

Debian, Sistema Linux, seguindo o exemplo do Ubuntu desenvolveu um projeto, nomeado de "Good Bye, Microsoft"(Adeus, Microsoft) também chamado de Win32-Loader, baseado no Grub4Dos. É bem simples, assim como o Wubi, onde o usuário baixa o executável Windows (por isso Win32), que após iniciado baixa os arquivos necessários para dar procedimento à instalação e cria uma linha no gerenciador de boot do Windows para iniciar a instalação do Debian.

Figura 2.1 - Menu para escolha de forma de Instalação(Gráfico ou Texto)

Figura 2.2 - Baixando os arquivos pra instalação

Figura 2.3 - Gerenciador de Boot do Windows após reiniciar, para continuar a instalação

Em todas as formas de instalação é necessário que o usuário tenha conhecimento, mesmo que básico, sobre particionamento de HD, apesar de os sistemas GNU/Linux particionarem automaticamente, o usuário pode, acidentalmente, excluir a partição onde se encontra o sistema windows, e todos os dados salvos serão perdidos.

CONCLUSÃO

Pode-se concluir, então, que não precisamos ficar "presos" à um sistema, seja ele qual for e nem à alguém que realize instalações ou configurações, principalmente, em sistemas GNU/Linux.


REFERÊNCIAS

  • Gulp. Wubi - Instalando Ubuntu. 2007. Disponível em: <http://gulp.com.br/linux/wubi-instalando-ubuntu>.

  • http://goodbye-microsoft.com

  • http://wubi.sourceforge.net

  • http://wubi-installer.org

  • http://www.grub.org


sábado, 3 de maio de 2008

Voltei, mas já vou, ou não.

Vim aqui notificar que ainda tenho ciência deste blog e de todo o seu conteúdo, e que vou postar o artigo aqui ainda mais que já entreguei, bem quero informar que no momento apareceram novas propostas e vou demorar ainda mais para postar algo de novo ou de modificar as vidas.
Pois uma das propostas é um outro blog, que estou fazendo com um amigo da faculdade, o http://cyberdelia.wordpress.com/ ele vai ter conteúdos massa, claro que ainda não será como esse blog, talvez ultrapasse, ou não pois como estou iniciando meus estudo em Ruby um linguagem de programação praticamente nova, apesar de antiga, e tenho vários planos para esse conhecimento e um deles é postar todos os projetos e novidades aqui, seja você, leitor(a), programador(a) ou não.
Espero ajudar a todos e logo farei posts mais freqüentes, apesar de que minha atenção principal será no Cyberdelia, porém os conteúdos serão um pouco diferentes, então em cada um você aprende um pouco.

Obrigado por me ler.

Beijos nas Gurias
Abraços nos Guris.