quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Como instalar e usar o Glade - Construtor de Interface GTK++

Icone do GladeEstive procurando por um tipo de Visual Basic 6 ou Delphi para Linux e achei o Kylix que é o Delphi para linux idêntico, porém não sei programar em Delphi, então não me iria ser muito útil usar um Object Pascal (Pascal Orientado à Objetos), daí procurei e achei algo que quase chegou lá, porém ainda não é o que eu quero, mas vi que irá ajudar à muitos se eu postar alguns links interessantes que achei.

Estou falando do Glade, que é um construtor de interfaces em GTK, que para quem não sabe é o utilizado pelo Gnome e algumas ferramentas livre como o Gimp, então podemos pensar que se criamos umas janelas e botões e coisas do tipo podermos usar tanto no linux quanto no Windows, mesmo assim prefiro uma ferramenta na qual eu já faça o próprio código e tudo em um só, ou seja onde eu possa criar janelas e código de uma única vez.

Como Instalar o Glade

Se você usa sistemas derivados do Debian como o Ubuntu, Kurumin e outros, você pode instalar pelo seguinte comando, lembre-se que deve estar como root, ou ter permissão do root para instalar:
# apt-get install glade
Para executar o Glade você deverá sabe qual a versão instalada, caso não saiba digite:
# glade[pressione Tab]
No meu caso o glade instalado foi o 2 então para escutar eu dei o seguinte comando:
# glade-2
Ou então entre pelo menu do Gnome e vá em Aplicações > Programação > Construtor de Interfaces Glade.

Como usar o Glade - Links

Abaixo segue a lista de links que irá le ajudar a dar um ponta-pé inicial no Glade e poder se aprofundar ainda mais nesse construtor de interfaces, independente de qual linguagem de programação você use, então bom aproveitamento.

Link 1: Mantendo a Sanidade com o Glade

Na minha opinião o melhor site/tutorial sobre o assunto, onde o autor dá algumas dicas e até diz como fazer um Hello World em algumas linguagens de programação como o Ruby. Esse é com certeza um link que merece ir para os favoritos. No site pode ser encontrado como instalar o Glade de forma rápida e simples.


Link 2: Hello World em Perl (Inglês)

Este aqui é muito bom, também apesar de estar em inglês mostra como pegar uma interface já pronta com o Glade e usar, ele faz isso usando o Perl(uma linguagem de programação muito usada até onde sei no linux, mas também disponível para Windows)

Link 3: Hello World em Python

Esse merece ficar em segundo lugar dentre os links, pois além de explicar bem detalhadamente com screenshots, como usar o Glade e fazer um Hello World, também mostra em Python como usar essa janela criada.

Link 4: Glade e sua usabilidade

Outro link muito bom, que ensina desde instalar a como usar, a explicações de como usar o Glade são boas e contém bastante informação sobre o Glade e suas ferramentas, se você deseja criar janelas e é bem leigo sobre, esse link realmente irá lhe ajudar muito, pelo menos no que diz ao Glade.

Nota: Para usar o Glade é necessário um conhecimento mínimo de pelo menos como funciona o GTK, pois senão você irá de confundir e se perder na interface e como usar o Glade.

Site oficial: http://glade.gnome.org/ (Inglês)

Até mais.

Um comentário:

  1. gostei do site so que esse preto com azul faz mal a minha vista

    ResponderExcluir

Comentar motiva novos posts, assim como posts até mesmo melhores.