sábado, 27 de dezembro de 2008

[CD] Ruby - Menos que o Básico

Já ouviu falar de Ruby? Bem não sou professor de Ruby, pelo menos por enquanto, e não quero te falar tudo sobre o Ruby, porém é bom saber um pouco mais sobre ele. Ruby é um linguagem de programação muito mais simples que outras linguagens, muitos acham que Ruby é o mesmo que Ruby on Rails (RoR), estão todos errados, e pior ainda se achar que o RoR, só server pra Web 2.0, isso ouço muito de Designer (fica provado que não sabem programar mesmo, muito menos ler um pouco sobre - não tenho nada contra os Designer é só brincadeira).

Ruby foi criado por Yukihiro Matsumoto (Matz), se procurar na net sobre o Ruby, verá que dizem que é semelhante a Perl, Python, C/C++, Java, porém digo que ele é mais que isso ao meu ver é a melhor combinação disso tudo. Ruby on Rails é um projeto ou um framework de Ruby, com ele é possivel ter páginas mais rápidas e bem melhores e por isso também o uso de Rails de crescido.

Uns dizem que Ruby e Rails não irá crescer e que a linguagem já está se aposentando, porém acho que a maioria dos que dizem isso tem algum receio, o que eu acho é que Ruby, talvez não seja a linguagem do futuro, apesar de poder programar bem mais rápido, no entanto Rails será com certeza, pois podemos programar muito mais rápido e com mais tranquilidade, o código é simples e pequeno, sem falar que Ruby/Rails, são totalmente Orientado à Objetos e MVC, isso ajuda ainda mais em projetos.

Bom pra quem quiser começar a programar em Rails, primeiro terá que aprender Ruby, existem cursos on-line de Ruby e Rails (tem até um curso gratuito, porém é em inglês - se souber English manda ver tem o link abaixo), porém temos apostilas on-line e a melhor em pt-BR é a do TaQ, apesar de conter erros e não estar bem organizada nos temas, acho que ajuda, quando eu tiver tempo pretendo fazer uma mais viavel.

Links:

Comunidade Ruby do Brasil - Eu indico é bem maneira
Baixar Apostila - Ruby
Curso de On-Line - Ruby - Sem Turma/Vagas no momento
Ruby - Wiki
Ruby - Oficial
Ruby - Oficial Brasil
Ruby on Rails - Wikipedia
Ruby on Rails - Oficial
Ruby on Rails - Oficial Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar motiva novos posts, assim como posts até mesmo melhores.